sexta-feira, 20 de abril de 2012

Resenha de Raça e História, de Claude Lévi-Strauss




   
Lévi-Strauss contra o Racismo 
no contexto de pós 2ª Guerra Mundial.


“Raça e História” é um texto inscrito num contexto de pós 2ª Guerra Mundial, onde a Humanidade estava muito abalada pelo grande número de mortes causadas por diferenças raciais. A UNESCO então solicitou que diversos estudiosos discursassem sobre o tema com o intuito de acabar com o conceito de Raça Humana. Lévi-Strauss constrói esse texto para desarticular o conceito de que haveria uma superioridade entre as raças (brancas, negras e amarelas.) Um problema de cunho teórico trazido pelos Evolucionistas, que na medida em que houve uma ascensão do Nazismo, se tornou de fato um problema para o mundo. Segundo Lévi-Strauss:
[... se tratarmos os diferentes estados em que se encontram as sociedades humanas, tanto antigas como longínquas, como estádios ou etapas de um desenvolvimento único que, partindo do mesmo ponto, deve convergir para o mesmo fim, vemos bem que a diversidade é apenas aparente.] (RAÇA E HISTÓRIA - CLAUDE LÉVI-STRAUSS. P 336)
“Raça e História” representa o posicionamento da classe de antropólogos pelo fim da distinção de raça entre os humanos. Ainda que houvesse uma necessidade de aproveitar a mão de obra de todos para a reconstrução da Europa depois da guerra, inclusive daquelas “raças” ditas inferiores, havia um ideal humanitário na construção dessa teoria. Por isso o texto de Lévi-Strauss é estruturado de forma a atingir todas as pessoas e não apenas os estudiosos das Ciências Sociais.
Para Lévi-Strauss, não faz sentido discutir o sentido da Raça Humana, pois o número das diferenças baseadas em características corporais é muito pequeno quando comparado com as semelhanças genéticas dos indivíduos. Por isso Lévi-Strauss centraliza sua tese no conceito de cultura. Para ele, é a diferença cultural que separa os povos asiáticos dos africanos, por exemplo. Mas mesmo assim, de acordo com os Evolucionistas, haveria povos que seriam mais evoluídos do que outros. Sobre esse ponto, Lévi-Strauss defende uma teoria de cooperação entre as comunidades. Segundo ele não há indícios arqueológicos que comprovem tal superioridade ou inferioridade entre diferentes povos. É muito provável que algum povo que tenha inventado algo significativo, tenha assim o feito pelo contato inter tribal, assim esse contato tenha proporcionando a troca de experiências e a agregação de valores para ambas as tribos. A comodidade de classificar os povos antigos de acordo com a técnica que eles utilizavam como a “era da pedra lascada” ou da “pedra polida”, por exemplo, não é suficiente.
O polir e o lascar a pedra coexistiram, quando a segunda técnica eclipsa completamente a primeira, isto não acontece como o resultado de um progresso técnico espontâneo saído da etapa anterior, mas como uma tentativa para copiar em pedra as armas e os utensílios de metal que possuíam as civilizações mais "avançadas", mas, de fato, contemporâneas dos seus imitadores. Inversamente, a olaria, que se pensava solidária da "idade da pedra polida", está associada ao lascar da pedra em algumas regiões do norte da Europa.
(RAÇA E HISTÓRIA-CLAUDE LÉVI-STRAUSS.     P 341)

Lévi-Strauss cria um modelo teórico político, onde os indivíduos devem se ajudar mutuamente para caminharem mais facilmente na resolução das dificuldades da vida cotidiana. Um modelo onde as culturas devem somar conhecimento. Sem dúvida Lévi-Strauss deseja que esse modelo seja efetivamente colocado em prática por toda a Humanidade.
Para ilustrar esse conceito de cooperação entre os povos, Lévi-Strauss usa o exemplo de dois trens que seguem na mesma direção. Nesse exemplo, por mais que haja uma diferença na velocidade de deslocamento dos trens, um indivíduo que olhe pela janela em direção à outra composição, consegue identificar traços de semelhança e de diferenças de outros integrantes que estejam situados na outra composição e assim consegue somar experiências e valores. Já quando há dois trens trafegando em direções distintas, a velocidade relativa entre os trens não permite que os integrantes façam uma leitura precisa das suas diferenças e semelhanças. Daí a tendência de classificar essa cultura como estacionária em relação a sua.
No seio da teoria de Lévi-Straus está o conceito de diversificação das culturas. Segundo ele há uma necessidade de se perpetuar essa diversidade das culturas. É estar pronto para encarar sem surpresa o que estas novas formas sociais têm a oferecer. Raça e História é, além de um texto antropológico, um trabalho humanitário, fomentado para superar as atrocidades racistas presenciadas durante a 2ª Guerra Mundial, mas que se tornou perene e está presente nos debates até os dias atuais.

20 comentários:

  1. This iѕ a grеat site Тy! Lots of ρeορle will manage to bеnefit from it and you're simply saving life everytime. Amazing.

    Here is my website; Green Smoke Coupons

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. lеt mе κnow eхactly where ԁo І get thеm

    Here is my blog post - green smoke review

    ResponderExcluir
  7. I always spent my hаlf an hour to read thіs wеb site's articles daily along with a cup of coffee.

    Look at my website - http://www.printerservice.Com.br

    ResponderExcluir
  8. Appreciatiοn to my fаtheг who іnformed me rеgarding this
    blog, this blοg іѕ genuіnely remarkable.


    Review my web ѕite: V2 Cigs Reviews

    ResponderExcluir
  9. Choose some cumin seeds and grind them to prepare paste.

    Typically, previous folks have them, but they can also pop up on younger men and women.


    Visit my blog post ... mole removal Dermatend

    ResponderExcluir
  10. concordo q o ser humano ao inves de criticar a aparencia do outro ou suas atitudes deveria auxilialo,ajudalo a seguir em frente sem importar caracteristicas fisicas pois isso nao faz a pessoa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Poliana,

      muito obrigado pela leitura e pelo comentário.

      Espero que outros textos também sejam úteis ao seu estudo.

      Rodrigo Dias

      Excluir
  11. Pessoas qeu ficam ae se preoculpando com isso , mais deve se preoculpar com si proprio

    ResponderExcluir
  12. Ótima resenha! Vale apena parar para absorver seu conteúdo! Altamente recomendável!

    ResponderExcluir
  13. Ótima resenha! Vale apena parar para absorver seu conteúdo! Altamente recomendável!

    ResponderExcluir
  14. Jade Guimarães2:27 PM, maio 31, 2017

    Muito obrigado por essa ajuda. Esta sendo muito útil esse resumo. Me ajuda muito

    ResponderExcluir
  15. Ótima resenha, me ajudou demais nesse primeiro semestre de sociais.

    ResponderExcluir
  16. fala em raça e o mesmo que falar em descriminação. a cultura transporta o ser humano em suas diversas forma de aprendizado e comportamentos.

    ResponderExcluir
  17. fala em raça e o mesmo que falar em descriminação. a cultura transporta o ser humano em suas diversas forma de aprendizado e comportamentos.

    ResponderExcluir

Comente esse post! Sua opinião é muito importante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...