Entenda o encontro de Capitão Cook com os Havaianos.
O texto “História e Cultura” faz parte do livro Ilhas de Histórias de
Marshall Sahlins. O livro é uma reunião dos ensaios do autor sobre sociedades
como o Havaí, Fiji e Nova Zelândia. No capítulo cinco do livro, História e
Cultura, o autor retoma a história do encontro do Capitão Cook com o povo
havaiano e todas as relações envolvidas nesse contato.
Sahlins pretende resgatar, para a análise cultural, acontecimento, ação,
transformação; e inversamente, resgatar para a história, a análise estrutural.
Para ele, a palavra estrutura remete a categorias culturais concebidas como uma
rede conceitual: um sistema de diferenças e um conjunto de categorias.
Com a chegada dos barcos ingleses
a ilha, instalou-se um intercâmbio satisfatório entre os moradores locais e a
tripulação do capitão Cook. É importante ressaltar que nessas trocas, os
objetivos eram bem distintos. Como na realidade local o princípio mais
importante era a hierarquia existente; é exatamente através dessas trocas que as
mulheres buscavam uma mobilidade social dentro daquela estrutura. Fato que se
concretizava quando elas mantinham relações sexuais com os tripulantes ingleses
que, de acordo com a tradição havaiana, eram de natureza divina. Nesse momento,
podemos fazer um link com o texto de Lynn Hunt, pois segundo o autor, no
momento em que o capitão Cook chega à ilha ele é classificado como uma forma
histórica dentro da realidade mítica local. Representando Lono, o deus da
fertilidade, o capitão Cook ocupa um lugar na estrutura existente, a isto o
autor chama de signo de posição. Cook já era uma tradição para os havaianos
antes mesmo de se tornar um fato.
Já no exemplo das relações sexuais entre os tripulantes e as mulheres
locais, ocorre um signo em ação: categorias e valores mobilizados de acordo com
a situação. Nesse exemplo ocorre uma mudança na estrutura da sociedade. As
mulheres que ocupavam
categorias subalternas dentro da estrutura local passam a reivindicar seu
status de geradoras de filhos de Deuses. Os signos transformam o significado
original.
Na continuação da história, um incidente meteorológico fez com que o
barco do capitão Cook se afastasse da ilha durante uma manobra e ao retornar
para as proximidades da ilha, o tratamento recebido se transformou
completamente. A receptividade encontrada anteriormente fora substituída pela
violência e autoridade do chefe maior da tribo, fato que culminou na morte do
capitão Cook. Esse incidente resume bem a relação existente entre estrutura e
evento. Segundo Hunt, a transformação de uma cultura também é um modo de
reprodução dessa cultura. As relações desenvolvidas entre os moradores da ilha
e os tripulantes europeus iniciaram uma oposição entre os chefes locais e o
povo, o que não estava previsto nas relações tradicionais. Ocorre uma
transformação na estrutura local. A estrutura dominante inicial que os chefes
distinguiam-se do povo assim como os europeus eram diferentes dos havaianos foi
abolida. O contato histórico com os europeus submeteu a relação entre os chefes
e o povo a tensões inexistentes e a nova formação de classes passou a
desconsiderar os elos de parentesco.
Para Sahlins estrutura e evento estão inseparavelmente ligados, e na
medida em que acontecimentos são signos, a história pode ser organizada por
estruturas de significado. Como a história transforma essa ordem e de que modo
a própria história é ordenada no processo é uma microinvestigação densamente
argumentada pelos temas de reprodução e transformação dados por Sahlins.
Segundo Sahlins, os elementos dinâmicos em ação estão presentes em todos
os aspectos da experiência humana. Dessa maneira, “Ilhas de História” oferece
novas oportunidades de suavizar o materialismo através de perspectivas
culturalistas e de fortalecer a abordagem simbólica através da atenção às
dificuldades da vida.
A transformação na qual o livro de Sahlins se concentra deriva das
perturbações de classe e inovações que Sahlins chama de relações históricas que
ao mesmo tempo reproduzem as categorias culturais tradicionais e atribuem-lhes
novos valores a partir do contexto usual. Toda transformação estrutural implica
reprodução estrutural.
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