segunda-feira, 9 de abril de 2012

Resenha de “Estratégia de Construção de Uma Hegemonia Sem Limites”




Guerra ao Terrorismo? Será mesmo? A verdade por trás das ações Estadunidenses.

O objetivo do texto de Ana Esther Ceceña é demonstrar que as ações militares praticadas pelos Estados Unidos em nada têm haver com o “slogan” que é amplamente divulgado de “Guerra ao Terrorismo”, e sim, faz parte de um grande planejamento estratégico para consolidar a hegemonia dos Estados Unidos e ampliar seus domínios em territórios de interesse diversos.

Segundo a autora, as ações adotadas após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 são muito profundas para serem encaradas como uma simples reação aos fatos desencadeados pelo ataque terrorista. Assim como as incursões militares na região da Ásia Central não foram totalmente comprovadas, o que se viu foram explicações vazias e poucas provas concretas, nenhum vestígio de armas nucleares ou qualquer outro artifício que trouxesse perigo iminente aos Estadunidenses ou ao mundo.

O que se pode notar de concreto é um processo de convencimento. Trata-se de um método de demonstrar toda sua força, sua robustez, mostrando-se imbatível para os inimigos. Através desse processo de convencimento é que se mantêm sua hegemonia, afastando ao máximo possíveis inimigos que se sentiriam intimidados por essa construção de soberania. Nesse processo de manutenção da hegemonia, a destruição do adversário, transita tanto pelo enfrentamento direto, quanto pelo controle de suas condições de existência e de produção.

No que diz respeito às estratégias, o departamento de Defesa dos Estados Unidos adota uma ação preventiva que supõe que a mínima dissidência é um sinal de perigo e de guerra futura. Para combater os inimigos difusos, torna-se necessário a atuação nas três dimensões: subterrânea, Superficial e espacial, com a pretensão de não dar nenhuma oportunidade do inimigo se organizar ou se planejar silenciosamente. Portanto, a identificação de regiões susceptíveis à insubordinação e às normas internacionais levou os EUA a criar uma divisão do globo em três grandes áreas: o CENTRO, representados pelos países desenvolvidos, o ELO, países que representam áreas de amortecimento dos conflitos e por fim a denominada BRECHA, que são áreas que requerem vigilância constante e agressiva.

O que não se mostra, é que por coincidência ou não, é exatamente nessa região denominada de BRECHA, que estão as maiores ofertas de recursos naturais do planeta. Desde áreas de intensa biodiversidade, até jazidas de água, de petróleo e gás natural. Esse propósito da “dominação do espectro total”, pode ser a marca daquele que será o processo de esvaziamento e desarticulação da hegemonia capitalista. É a maior aposta que qualquer sistema de dominação teria formulado até hoje e os EUA estão dispostos a alcançar esse objetivo.

Por fim, a autora tenta mostrar que as hegemonias são sustentadas por construções mentais e as mentalidades só se transformam em períodos de longa duração. E que é importante saber que este mundo em que se vive, não é o único mundo possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esse post! Sua opinião é muito importante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...